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Realidade Aumentada com o Power BI

Realidade Aumentada com o Power BI

Já pensou em conectar algo no mundo físico, como um produto ou um relatório impresso, diretamente a uma informação digial da sua plataforma de Business Intelligence (BI)?

Esta pode ser uma maneira divertida para a sua empresa consolidar a “cultura de dados” e melhorar o engajamento de todos com a performance.

Nesta publicação, abordaremos duas maneiras simples de vincular o mundo físico com seus dados no Microsoft Power BI, usando a realidade aumentada (augmented reality).

Se Power BI é uma novidade para você, leia antes a nossa publicação anterior aqui.

 

Cenário

Suponhamos que você trabalhe no departamento de vendas, sendo responsável pelo relatório mensal de vendas, que apresenta o desempenho por vendedor, equipe de vendas e de toda a empresa.

Este relatório é atualmente distribuído como uma cópia impressa e enviado por e-mail como um arquivo PDF.

Você iniciou o uso do Power BI recentemente e deseja permitir que seus colegas transitem facilmente da cópia impressa para o novo relatório digital, interativo e em tempo real.

Seus objetivos são:

1. Permitir que as pessoas com o relatório impresso possam facilmente ver o desempenho geral de vendas da empresa e navegar para a versão digital do relatório.

2. Na entrada da sala do departamento de vendas, permitir que as pessoas utilizem um código ver o desempenho de vendas por mês.

 

Passo 1: Carregar alguns dados de amostra

Antes de ir para o mundo físico, vamos carregar alguns dados de amostra e relatórios no Power BI.

1. Acesse o Power BI Service/Web: https://powerbi.microsoft.com/.

2. Faça o login ou registe-se para uma conta gratuita de avaliação.

3. No canto inferior esquerdo, clique em "Get Data" .

Get Data

4. Clique em "Samples".

Samples

5. Selecione "Retail Analysis Sample" para abrir uma descrição dessa amostra. Então escolha "Connect" .

Dados de Amostra

6. O Power BI importará o pacote e adicionará um novo dashboard, relatório e dados ao seu espaço de trabalho (My Workspace).

 

Etapa 2 : Gerar QR Codes

É hora de gerar os QR Codes que você irá anexar ao relatório de vendas e à entrada do departamento de vendas.

1. No menu à esquerda, expanda "My Workspace".

My Workspace

2. Abra o dashboard "Retail Analysis Sample".

3. Localize o bloco"This Year’s Sales | New & Existing Stores", clique nas elipses (...) no canto superior direito e selecione "Open in focus mode" .

4. Clique naselipses (...) no canto superior direito e selecione "Generate QR Code " .

5. Baixea imagem com seu código.

QR Code 1

6. Adicione esteQR Code na página de capa de seu relatório.

Relatório de Vendas 

7. Volte para o dashboard.

8. Repita as etapas acima para obloco "This Year's Sales, Last Year's Sales | by Fiscal Month".

9. Baixe o código para color na entrada do departamento de vendas.

QR Code 2 

 

Passo 3: Vamos testá-los!

Você acabou de adicionar o primeiro QR Code à página de capa do seu relatório de vendas e o segundo código QR Code à entrada do departamento de vendas.

Verifique o vídeo abaixo para ver os resultados, utilizando a app Power BI para iOS.

 

Usando um código de barras do produto

Você também pode permitir que as pessoas digitalizem um código de barras de um produto e obtenham um relatório já filtrado pelo produto.

Para obter mais informações sobre isso, leia esta publicação da Microsoft aqui.

 

Diego Eick Moreira

Fundador & Especialista Microsoft na codeHB

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