Blog

Estratégia de dados com o Power BI

Estratégia de dados com o Power BI

"Artificial intelligence”, “business intelligence” e “big data” são algumas das palavras-chave listadas como as principais tendências já há alguns anos.

O que sua organização está fazendo sobre isso?

O que você pode atingir com um pequeno investimento e um roadmap claro para proteger e maximizar seu investimento?

Neste post, listarei algumas razões pelas quais as pequenas e médias empresas (PME) devem considerar o uso do Microsoft Power BI como uma ferramenta de business intelligence.

 

Data Strategy

A maioria das empresas já busca a "cultura de dados" como forma de aproveitar as oportunidades de mercado e se manter à frente de sua concorrência.

Antes de adotar soluções mágicas, é fundamental ter uma clara estratégia digital para proteger e aumentar o retorno do seu investimento.

 

O que é Power BI?

O Power BI é uma ferramenta de business intelligence da Microsoft.

Ele fornece visualizações interativas com recursos de self-service business intelligence, onde os usuários finais podem criar seus próprios relatórios e dashboards, sem ter que depender da equipe de tecnologia de TI ou de administradores de banco de dados.

O Power BI pode unificar todos os dados da sua organização, seja na nuvem ou local.

Neste link você encontra uma lista das fontes de dados suportadas.

 

Como o Power BI funciona?

Você pode usar datasets para importar e conectar dados de diferentes fontes, adicionando valor aos seus dados e comparando informações de diferentes sistemas.

How Power BI Works

Por exemplo, você pode importar dados do sistema de vendas e de atendimento ao consumidor, juntamente com estatísticas do Google Analytics e histórico do clima (tempo, temperatura, etc.).

Isso permitirá a obtenção de informações valiosas, tais como:

"Como o clima afeta minhas vendas e serviços ao cliente?

"Qual é a relação entre o número de queixas registradas e minhas vendas no próximo trimestre?

"Quando eu prenecessito aumentar o tráfego no website para aumentar as vendas para o terceiro trimestre?"

 

Os dados podem ser consumidos usando relatórios interativos, e dashboards podem ser usados para inserir tabelas e gráficos de vários relatórios para compartilhar ou apresentar em uma reunião.

Você também pode obter uma resposta dos seus dados, apenas fazendo uma pergunta usando linguagem natural, digitando ou simplesmente falando ao Cortana.

Por exemplo, se você perguntar, "sales by territory and month, year 2017, as a bar chart", o Power BI compreenderá o seu pedido e apresentará o resultado sob a forma de um gráfico de barras.

 

Power BI Q&A 

 

Como o Power BI pode ajudar PMEs?

Se a sua organização ainda estiver utilizando o Excel para organizar, consolidar e compartilhar dados de diferentes sistemas, o Power BI é a ferramenta certa para você.

Ele permite importar e juntar todos os seus dados de diferentes fontes em um único dataset, de onde você pode construir e compartilhar seus relatórios e dashboards.

A economia de custos e de tempo é um fator de decisão fundamental para que as PMEs comecem a utilizar o Power BI, pois não requer especialistas de programação ou de banco de dados.

Existe uma versão gratuita que lhe dará tudo o que você precisa para começar a explorar esta ferramenta. A versão Profissional custa apenas US $9,99 por mês e habilitará alguns recursos avançados.

Se você já estiver usando o Office 365, talvez já esteja licenciado para usar a versão Profissional.

Veja uma tabela de comparação de versões aqui.

 

Cinco Razões para Considerar o Power BI

1. Integração com outros produtos e serviços da Microsoft

Ninguém pode negar a força da Microsoft no mundo do software corporativo e das soluções de TI.

O Power BI foi projetado para que ele possa ser facilmente usado com Excel, Office 365, Azure e SQL Server.

Se sua organização já utiliza sistemas Microsoft (como o Office 365, Excel), o uso do Power BI será natural e intuitivo.

Alguns dizem que "Power BI é o novo Excel", e eu concordo com isso.

 

2. Facilidade de Implementação

Muito pouca engenharia ou recursos de TI são necessários para usar o Power BI.

Sem esses investimentos pesados em desenvolvimento e treinamento, o tempo e os benefícios financeiros da implementação do Power BI a são imediatos

 

3. Curva de Aprendizado

A maioria das organizações já utiliza produtos da Microsoft, permitindo que os elementos da interface sejam familiares aos usuários, permitindo que mesmo usuários básicos explorem o Power BI de forma intuitiva.

Os usuários também podem exportar dados do Power BI para outros sistemas (como o Excel), o que oferece flexibilidade para manipular seus dados em outras ferramentas.

 

 

4. Dados de Praticamente Qualquer Fonte

A maioria dos provedores de dados já estão listados no Power BI. E para aqueles que ainda não estão lá, você pode usar um conector de banco de dados ODBC, APIs e até mesmo uma URL de uma página Web para coletar dados.

Get Data

 

5. Power BI é Self Service

O Power BI é uma plataforma Self-Service de business intelligence, e isso muda drasticamente a forma como as organizações coletam, armazenam, avaliam e analisam dados, criando uma cultura de decisão baseada em dados.

Cultivar esta cultura permite uma multiplicidade de benefícios, desde um melhor entendimento dos funcionários sobre o valor dos dados no negócio até como aplicá-los para melhorar o processo de tomada de decisão.

 

Diego Eick Moreira
Fundador & Especialista Microsoft na codeHB

Compartilhe este post